Projeto CORK2SENSE

logos

Designação do projeto: CORK2SENSE – Desenvolvimento de Rolhas de Cortiça com Baixo Teor de TCA e Amarelecimento

Código do projeto: 10926

Objetivo principal: o projeto CORK2SENSE tem como objetivo o desenvolvimento de soluções eficientes e inovadoras para aplicação em rolhas de cortiça, com vista a dar resposta a dois problemas inerentes à utilização destes produtos no engarrafamento de bebidas alcoólicas, nomeadamente a contaminação de vinho por TCA, e o amarelecimento de bebidas de alto teor alcoólico por compostos polifenólicos.

Região de intervenção: Centro

Entidade beneficiária: Jorge Pinto de Sá, Limitada

 

Data de aprovação: 27-04-2016

Data de início: 01-01-2016

Data de conclusão: 31-12-2017

Custo total elegível: 284.301,39 €

Apoio financeiro da união Europeia: FEDER – 201.842,06 €

 

Atividades e resultados esperados / atingidos:

 

Principais resultados:

As soluções desenvolvidas no âmbito deste projeto para a eliminação dos efeitos do TCA e dos compostos polifenólicos nas propriedades organoléticas das bebidas assentaram na incorporação de agentes de inclusão nas rolhas de cortiça para redução significativa da quantidade de TCA e de compostos polifenólicos que migra para as bebidas alcoólicas, sem alteração das propriedades finais desejadas. No decorrer do projeto, foi possível desenvolver e caracterizar materiais com atividade com capacidade de redução dos compostos contaminantes nas gamas de concentração de interesse e ainda integrá-los nas rolhas por recurso a técnicas tradicionais da indústria corticeira.

Do trabalho desenvolvido resultaram provas de conceito que foram implementadas com sucesso no âmbito do ciclo produtivo da empresa, desenvolveram-se protótipos, cujo desempenho foi posteriormente validado.

 

Publicações efetuadas:

Trademarkia – registo do nome CORK2SENSE como processo de tratamento de rolhas (http://www.trademarkia.com/ctm/cork2sense-015458003.htm);

VINITECH (2016);

MATBIM (2017);

VINITECH (2017);

Open Day Normedica AJUTEC 2017;

Submissão de artigo científico.

 

Colaboração com entidades do sistema I&I:

Todo o trabalho de investigação e desenvolvimento do projeto CORK2SENSE está a ser desenvolvido em estreita colaboração com o CeNTI – Centro de nanotecnologia e de Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes. Esta estreita colaboração tem se demonstrado uma mais‑valia para a realização deste projeto.

Corksense

Junho 30, 2016